O Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) é um Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação (NAPIS https://prpi.usp.br/nucleos-de-apoio-a-pesquisa-naps/) orgão de integração estabelecido pela resolução CoPq Nº 6013, de 08 de setembro de 2011. Foi proposto e constituído a partir de professores do Laboratório de Sistemas Integráveis do Depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP.
O CITI-USP é uma plataforma para projetos interdisciplinares amplamente disponíveis para utilização por parte da comunidade científica da Universidade de São Paulo ou de instituições científicas com as quais ela mantenha laços de cooperação. Tal disponibilidade visa o objetivo de agregação de pesquisadores de reconhecida credibilidade científica e a existência de recursos tecnológicos de ponta (“cutting edge technologies”).
O CITI USP possui 3 unidades: Projeto, Manufatura e Capacitação, e a Associação Tecnológica, todas elas interligadas pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, integrando nos fluxos de projeto, manufatura e capacitação as várias inovações pretendidas em diversas camadas tecnológicas de sistemas integrados em alta escala da aplicação ao circuito integrado.
Atualmente o CITI USP abriga um grupo de pesquisadores em torno das três unidades convergindo pesquisas, desenvolvimentos e formação de recursos humanos estratégicos em tecnologias habilitadoras de rotas tecnológicas em plataformas integradas e abertas de hardware conectado e inteligente de alto impacto econômico e social.
Os principais objetivos de pesquisa do CITI-USP são promover a investigação científica interdisciplinar no campo da computação do futuro e sua interação com o ser humano, e experimentar vários desenvolvimentos tecnológicos de impacto no humano em áreas de grande relevância, como educação, saúde digital, acessibilidade, comunicação avançada, energia, cidades digitais, artes dentre outros. Assim, dois conceitos importantes estão associados a este centro: o conceito de Usina de Idéias (“Think-tank”) e o conceito de FabLab (Fábrica-Laboratório). O CITI-USP abrigado o InovaLAb@Poli, e promove o uso de tecnologias abertas (open-source) em Hardware e Software.
Voltado para a pesquisa, a difusão e o desenvolvimento tecnológico, com foco na inovação, o CITI-USP tem sua área de atuação concentrada nos temas de “Interação Humano-Computador” (IHC) , “Meios Eletrônicos Interativos” (MEI) e Internet of Things (IoT). A área de IHC/MEI/IoT atualmente é um campo que concentra alguns dos maiores desafios científicos e tecnológicos e que tem propiciado inúmeras transformações na sociedade.
Infraestrutura
O CITI-USP busca operacionalizar a recepção e atendimento dos usuários em ambientes adequados na forma de uma central multiusuário, para a viabilização técnica e econômica de projetos e, para tal, disponibiliza equipamentos, sistemas e infraestrutura de ponta. Solicitações de uso podem ser realizadas através do site http://www.psi.poli.usp.br/cim-citi.
A Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas, inaugurada em dezermbro de 2017, para prototipagem rápida e produção de lotes piloto; Instrumentação Laboratorial para desenvolvimento de circuitos eletrônicos; Rede de alta velocidade e Servidores de alta capacidade de armazenamento e processamento. Veja mais sobre através do link.
Pesquisa e Desenvolvimento
Saúde Digital
O núcleo é especializado em desenvolvimento de soluções de tecnologia avançada na área de saúde, desde a concepção até o desenvolvimento, como registros eletrônicos de saúde, prontuário eletrônico de pacientes, simuladores de realidade virtual, sistemas de anatomia patológica, ferramentas de educação à distância e de análises estatísticas e sistemas de alto desempenho em cluster e grid.
Engenharia Multimídia
O núcleo direciona suas linhas de pesquisa ao desenvolvimento de tecnologias e produtos multimídia, criando diversas soluções tecnológicas de ponta. O núcleo aplica seus conhecimentos em projetos de grande relevância socioeconômica, de baixo custo e alta complexidade, importantes para o cenário tecnológico nacional e provendo subsídios para decisões governamentais com grande impacto social.
Tecnologias para Educação
O Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento – NATE promove a inclusão digital e social, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Com perfil multidisciplinar, desenvolve projetos educacionais interativos, tecnologias e soluções inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.
Tecnologias Imersivas (Realidade Virtual e Realidade Aumentada)
O Núcleo de Realidade Virtual – NRV tem como especialidade o desenvolvimento de sistemas de Realidade Virtual Imersiva e de Realidade Mista, levando em conta o baixo custo e o alto desempenho. A elaboração de Sistemas Imersivos é uma competência multidisciplinar que envolve desde a modelagem do conteúdo 3D até a montagem do sistema de projeção de imagens.
Segurança Digital
A área de Segurança Digital desenvolve consultoria estratégica na validação de produtos e sistemas voltados à Tecnologia da Informação. O objetivo é atestar se o produto está em conformidade com os requisitos especificados, sejam eles nacionais ou internacionais, abrangendo todos os aspectos operacionais internos e o relacionamento com a sociedade.
Tecnologias Avançadas de Aúdio
O NEAC (grupo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora) especializa-se principalmente na pesquisa inovadora em tecnologias interativas para áudio e música, particularmente para produção de áudio espacial, codificação de cenas sonoras e sistemas de auralização. Projetos nestas linhas focalizam na criação interativa e colaborativa, na produção sonora mediada por computação e na modelagem orientada a objeto, no desenvolvimento de controladores e interfaces, em técnicas para audição reativa, música reconfigurável e imersão sonora.
Eventos
Exposição Janelas da Arte
O CITI USP apoia a Exposição Janelas da Arte, produzido pelo Centro Mário Schenberg com curadoria e coordenação da Professora Elza Ajzenberg. A mostra reúne trabalhos produzidos durante a pandemia de Covid-19.
Participam pesquisadores, artistas, professores e alunos.
O acesso será feito pelo site do Centro Mario Schenberg e estará aberto ao público de forma on-line a partir do dia 22 de Dezembro de 2020.
Site: https://sites.usp.br/cms/
Imagem de divulgação: Anexo
Notícias
USP celebra sucesso do projeto Inspire, desenvolvido no CITI
A Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil, com o apoio de mais de 60 parceiros, fabricaram 1000 ventiladores pulmonares, no projeto Inspire. A iniciativa surgiu no começo da pandemia, em março de 2020, e o projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de agosto. Em novembro de 2021, o projeto já atendeu 219 hospitais, com 825 equipamentos distribuídos, para 219 cidades, de 16 estados.
Embaixadora dos EUA visita o CITI-USP
A embaixadora dos Estados Unidos Liliana Ayalde visitou hoje (16/10) o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP), para conhecer alguns projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos pela instituição. Ela foi recebida pelo coordenador Marcelo Zuffo, acompanhado do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan; da vice-diretora da Poli-USP, Liedi Bernucci; do presidente da Comissão de Pesquisa da Escola, Antonio Mauro Saraiva, além de diversos docentes e pesquisadores da USP.
A embaixadora assistiu a algumas demonstrações das tecnologias desenvolvidas no CITI-USP, como o projeto de um módulo de potência e controle para cadeira de rodas motorizada e um ambiente de realidade virtual imersivo para treinamento de procedimento de manutenção de redes elétricas.
Também foram apresentadas pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo CITI-USP em parceria com instituições americanas, como o projeto com a Boeing e a UNC Chapel Hill para geração de simulações computacionais do comportamento de multidões densas, uma tecnologia útil na prevenção de tragédias em grandes eventos.
Outro exemplo, em parceria com a LG Eletronics e a UC Berkeley, é o desenvolvimento de um novo sistema operacional, baseado em conceitos de internet das coisas e computação de enxame, que promete ser uma tecnologia disruptiva para interconectar os 25 bilhões de coisas inteligentes (eletrodomésticos, computadores, smart phones, televisores, medidores de energia elétrica, carros conectados, dispositivos vestíveis etc.) que estarão disponíveis até 2020.
“Hoje, o CITI mantém parceria com oito instituições e empresas dos Estados Unidos”, destacou Zuffo. A embaixadora mostrou especial interesse em saber como são estabelecidas essas parcerias e quais são os mecanismos de fomento e transferência de tecnologia para a sociedade.
Para Zuffo, a visita representa uma sinalização positiva para o estreitamento das relações com os Estados Unidos. “Esperamos consolidar ainda mais nossa parceria com as universidades dos EUA, não só em termos de intercâmbio, mas também de projetos conjuntos”.
Visita da comitiva da Marinha ao CITI
Professor Marcelo Zuffo, coordenador do CITI-USP, recebe visita do Vice Almirante da Marinha do Brasil, Glauco Castilho Dall´Antonia.
Ago/2013
Professor POLI é condecorado pela Marinha do Brasil
O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologia Interativas (CITI-USP), Marcelo Zuffo, recebeu condecoração da Ordem do Mérito Naval. Criada na década de 1930, a condecoração é oferecida pela Marinha do Brasil como premiação às personalidades que prestam serviços relevantes à Marinha.
A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo, na sede do Comando do 8º Distrito Naval. O LSI possui estreita colaboração com a Marinha do Brasil, tendo desenvolvido projetos na área de Sistema de Visualização Interativa.
Com a condecoração, o professor Marcelo Zuffo passa a integrar o corpo de militares da Marinha Brasileira.
Jan/2013
Entrevista sobre a criação do CITI-USP
O professor Marcelo Zuffo, em entrevista para o Hiperlinque News, fala sobre as motivações e objetivos por trás da criação do CITI-USP.
Jan/2013
USP e Boeing firmam parceria para pesquisas visando Copa e Olimpíadas
A Boeing e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram um memorando de entendimento para investigar e desenvolver projetos de tecnologia nas áreas de modelamento do comportamento de multidões e análises visuais.
Demo de simulação online (Chrome / Firefox / Opera).
Vagas e Oportunidades
Ago/2013Vagas para bolsistas
Estamos selecionando candidatos para bolsas em projeto de pesquisa CNPQ. Veja os detalhes.
Professores
Membros da equipe
Nome do Pesquisador | Participação no Projeto | Unidade |
---|---|---|
Prof. Dr. Marcelo Knorich Zuffo | Coordenador | EP USP |
Prof. Dr. Sergio Takeo Kofuji | Pesquisador | EP USP |
Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes | Vice Coordenadora | EP USP |
Prof. Dr. Regis Rossi A. Faria | Pesquisador | FFCLRP USP |
Prof. Dr. Vicente Odone Filho | Pesquisador | FM USP |
Prof. Dr. Romero Tori | Pesquisador | EP USP |
Profa. Dra. Graça Bressan | Pesquisador | EP USP |
Profa. Dra. Lucia Filgueiras | Pesquisador | EP USP |
Prof. Dr. Reinaldo Silva | Pesquisador | EP USP |
Conselho Consultivo Internacional
Conselheiro | Área de atuação | |
---|---|---|
Jon Hall | Tecnologias Livres | ver perfil |
Koji Suginuma | Tecnologias Emergentes | ver perfil |
Contato
Coordenador
Marcelo Knorich Zuffo Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP mkzuffo@usp.br (11) 3091-9738
Vice-Coordenadora
Roseli de Deus Lopes Professora Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP roseli.lopes@usp.br (11) 3091-4248 ou (11) 3091-1721
Localização
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 436, Travessa 4, Cidade Universitária, Butantã.
CEP 05508-020 São Paulo / SP
Próximo ao prédio da Engenharia Elétrica (ver mapa)