Marcelo Knörich Zuffo

mkzuffo@lsi.usp.br

 

Professor Associado

Especialidade Meios Eletrônicos Interativos

 

Laboratório de Sistemas Integráveis

Depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

 

55-11-3091 9738 (fone)

55-11-3091 5665 (fax)

Av. Prof. Luciano Gualberto N. 158 Trav. 3

05508-900 São Paulo SP Brasil

 

            Se você encontrar problemas nesta página, mande email para mkzuffo@lsi.usp.br,

           (última atualização em 14 de abril de 2003) 


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Biografia

Pesquisa

   Histórico Pessoal

   Projetos

·             Família de Dispositivos Reconfiguráveis

·             VR Commodity Cluster Computing

·             Telemedicina

 

Políticas Públicas

 

.....TV Digital

 

Artigos Selecionados

Graduação

Pós-Graduação

   Dissertações de mestrado orientadas e defendidas

   Teses de doutoramento orientadas e defendidas

Tese de livre-docência

Tese de Doutorado

Dissertação de Mestrado

Interesses Pessoais

 

 


 Biografia

Marcelo Knörich Zuffo (36) é professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP. Engenheiro Eletricista pela EPUSP em 1988, Mestre em engenharia Elétrica pela EPUSP em 1993, Doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP em 1997, Professor Livre Docente em Engenharia Elétrica, Especialidade Meios Eletrônicos Interativos pela EPUSP em 2001. Atualmente é coordenador do Grupo de Computação Visual e Meios Eletrônicos Interativos do Laboratório de Sistemas Integráveis, onde coordena projetos de pesquisa nás áreas de realidade virtual, visualização científica, processamento digital de imagens, tecnologia da informação para o atendimento do câncer pediátrico e arquiteturas especializadas para computação visual. Entre os seus vários interesses científicos destacam-se: hardware multimídia, TV digital, visualização volumétrica, sistemas interativos e sistemas distribuídos. É membro de organizações científicas e profissionais nacionais e internacionais como o IEEE (The Institute for Electrical and Eletronic Engineers), SBC (Sociedade Brasileira de Computação), ACM SIGGRAPH (Special Interest Group in Computer Graphics) e SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) Em 1991 foi um  dos organizadores do Congresso Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento Digital de Imagens SIBGRAPI na Cidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante no Depto. de Eng. Elétrica da Universidade de Calgary em 1997 e 1998. Em 2000 foi Coordenador Internacional do congresso SIGGRAPH'2000 (The International Conference in Computer Graphics and Interactive Techniques), realizado em New Orleans USA.. Atualmente é secretátio do IEEE seção Sul-Brasil. Recentemente foi responsável pela implantação da primeira CAVERNA Digital (Cave Automatic Virtual Environment) da América Latina.

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Pesquisa

 Histórico Pessoal

Meu primeiro projeto de pesquisa iniciou-se em 1984 quando ganhei uma calculadora programável (BASIC) que incorporava um plotter com 4 canetas coloridas (preto, vermelho, verde e azul). O meu desafio então era o de desenhar imagens em perspectiva a partir de uma base de dados composta por pontos e a respectiva lista de ligações. Desde então percebi a minha curiosidade pela síntese, análise e processamento de imagens e suas aplicações na sociedade e decidi que valia a pena seguir estudando o assunto.

Meu segundo projeto teve início na minha iniciação científica no Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica, na minha primeira reunião me designaram para o desenvolvimento de um programa para traçado de retas. Inicialmente achei aquela tarefa desprezível, afinal traçar uma linha parecia algo trivial para um aluno de engenharia, entretanto a partir deste problema descobri o desafio da engenharia em transformar o conhecimento em prática e passei a admirar Jack Bresenhan, que investigou e desenvolveu o primeiro algoritmo de traçado de retas.

O meu envolvimento com a área de computação gráfica, processamento de imagens, realidade virtual foi crescente. No meu projeto de mestrado (entre 1989 e 1993) um dos problemas existentes na época era o desenvolvimento de placas especializadas para o processamento gráfico. Juntamente com a profa. Roseli  de Deus Lopes, projetamos, construímos e testamos a placa multitransputadora gráfica TRGR_01 (Transputadores “transputers” = microprocessadores que podiam ser ligados entre si como transistores, eram fabricados por uma empresa inglesa chamada INMOS). Para provar o funcionamento e desempenho da TRGR-01, instalamos programas gráficos como o algoritmo de traçado de raios (“Ray-tracing”). No meu projeto de doutorado (1993-1997) decidi ir mais longe, pois estava interessado em novas técnicas de síntese de imagens que estavam surgindo como a visualização volumétrica, neste caso o meu projeto foi o desenvolvimento de um ambiente de programação paralela para volumes, denominado PVV (“The Parallel Volume Visualization Toolkit”), no caso a nossa plataforma de  desenvolvimento foi um multicomputador (aglomerado de estações gráficas ou “cluster”) fornecido por uma empresa inglesa denominada MEIKO.

  Projetos

Família de Dispositivos Multimídia Reconfiguráveis

VRCluster

 

Aqui esta o Curso que apresentei no SIGGRAPH 2002 em San Antonio Texas.

 

 

Telemedicina 

 

Há alguns anos tenho me dedicado à  pesquisa de aplicação de sistemas eletrônicos na oncologia pediátrica. Dentre os projetos desenvolvidos destaco:

 

            Família de simuladores para procedimentos invasivos;

            Bancos de dados multimídia em oncologia pediátrica. No caso desenvolvemos um banco de dado para a implementação de protocolos cooperativos. Acesse http://www.oncopediatria.org.br

 

CAVERNA Digital

A CAVERNA Digital foi o projeto mais desafiador que já desenvolvi, afinal foram toneladas de equipamentos que tivemos que abrir e montar, mais informações sobre a caverna podem ser encontradas em www.lsi.usp.br/~rv . Basicamente a CAVERNA Digital é a última palavra em tecnologia de realidade virtual imersiva (ou seja você pode se sentir totalmente dentro de um mundo simulado ou suportado por computadores). No Brasil estas aplicações envolvem as áreas de previsão numérica de tempo, prototipagem na indústria automobilística e aeronáutica dentre outras aplicações.

Foto Panorâmica da CAVERNA Digital


Artigos Selecionados

Abaixo relaciono alguns artigos selecionados, caso você tenha interesse em alguns destes assuntos, não hesite em entrar em contato comigo.

 

 

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Políticas Públicas

Esta seção inclui algumas das minhas atividades relacionadas com o debate na formulação de políticas públicas na área que atuo. Particularmente meus interesses relacioman-se com a inclusão social através da inclusão digital. Num país tão diversificado e tolerante a novas tecnologias como o Brasil, considero um verdadeiro berço de inovações tecnológicas que se derem certo aqui darão certo em qualquer lugar do mundo. Dentre os meus interesses específicos destacam-se políticas para: informática, TV digital, semicondutores, telemedicina, dentre outros.

 

TV Digital

 

Após 30 anos de pesquisas, debates e tentativas fracassadas, acredito que o momento da digitalização da TV esta próximo, um dos principais argumentos que gosto de usar e que em 2002 praticamente atingimos no mundo a mesma quantidade de microcomputadores e televisores, ou seja, há uma potencial massa critica de acesso a tecnologia capaz de propriciar a convergên cia do televisor com a informática.

 

Gradativamente observamos o aumento do debate em torno das decisões que o Brasil irá tomar a respeito do Modelo de TV Digital a ser adotado no Brasil. Percebi no debate da questão a falta de foco e prioridde na discussão, por causa disso escrevi um documento tentando das a minbha parcela de contribuição ao debate,

 

Este documento intitula-se:

 

TV Digital Aberta no Brasil - Políticas Estruturais para um Modelo Nacional.

 

Resumo

A TV Analógica Aberta se constitui num verdadeiro instrumento de integração nacional no Brasil. Mesmo com tantas diferenças culturais, sociais e econômicas, conseguimos unir o país através dos serviços de informação e entretenimento prestados pela TV.

O objetivo deste documento é propor um Modelo Brasileiro de TV Digital Aberta  através de ações abrangentes para sua estruturação, democratização e implementação, baseadas no estabelecimento de um conjunto de políticas públicas estruturais de longo prazo. O Modelo deve articular todas as iniciativas, atividades e ações relacionadas à questão. O Modelo define as condições de contorno para o estabelecimento do Sistema e respectiva definição do Padrão. Defendemos que o Modelo Brasileiro seja focado principalmente no consumidor.

Entre as várias inovações da TV Digital no mundo podemos citar: a modulação digital de sinal (DTV Digital Television), a mobilidade (mTV mobile Television), as transações bidirecionais de informação multimídia (iTV interactive Television), a maior definição de imagem (HDTV High Definition Television) e a portabilidade.

Consideramos que a essência do sucesso da TV Digital no Brasil está atrelado à democratização de sua implantação. A oferta de informações interativas para todos os lares brasileiros trará melhoria na qualidade de vida através da oferta de serviços de utilidade pública para todas as camadas da população.

 

 

Recentemente também o Ministro Miro Teixeira do Ministério das Comunicações do Governo Federal publicou um documento à respeito da exposição de motivos ao Presidente da República da Política para Adoção de Tecnologia Digital no Serviço de Televisão

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Graduação

Estas são as disciplinas que atualmente leciono na graduação da Escola Politécnica:

PSI-2222 – Práticas de Eletricidade e Eletrônica

Esta e a apostila que escrevi em 2002: Uma Breve História dos Sistemas Eletrônicos, pretendo um dia revisa-la e extende-la.

PSI-2223 - Introdução à Eletrônica

PSI-2325 – Laboratório de Eletrônica

PSI-2307 – Laboratório de Eletrônica

PSI-2306 - Eletrônica I

PNV-2100 - Introdução à Engenharia

PSI-xxxx Meios Eletrônicos Interativos I

PSI-xxxx Meios Eletrônicos Interativos II

PSI-xxxx Processamento, Síntese e Análise de Imagens I

PSI-xxxx Processamento, Síntese e Análise de Imagens II

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 Pós-Graduação

Se você tiver interesse em realizar pós-graduação, eu sou orientador do Programa em Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, área Sistemas Eletrônicos. O foco de atuação é na especialidade que chamamos Meios Eletrônicos Interativos. O programa de pós-graduação tem três períodos de inscrição no ano tanto para candidatos à mestrado como para doutorado. Para maiores informações sobre prazos e documentações clique aqui.

Considerando a intensa multi-disciplinaridade e abrangência sistêmica das áreas de interesse (processamento de imagens, computação gráfica, realidade virtual, técnicas interativas), chegamos a conclusão que o melhor nome para a nossa especialidade seria Meios Eletrônicos Interativos, que definimos formalmente como:  “A convergência do acervo de conhecimentos e tecnologias relacionados com a comunicação multisensorial entre o ser humano e sistemas eletrônicos em geral”.

 

Estas são as disciplinas que atualmente leciono na pós-graduação da Escola Politécnica:

PSI-5670 Visualização Científica                  1o Período Letivo da Pós-Graduação Terças Feiras das 17:00 as 20:00

PSI-5787 Realidade Virtual                           3o Período Letivo da Pós-Graduação Terças Feiras das 17:00 as 20:00

Dissertações de Mestrado Orientadas e Defendidas

:

            Jose Daniel Ramos Wey        Interface: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos

 

            Paulo Blikstein                       Ambientes transdisciplinares de ciência e tecnologia: Uma proposta para o ensino da engenharia na era da informação

 

Fábio José Ayres                    Segmentação e estimação da composição histológica da massa tumoral em imagens de CT de neuroblastomas

 

Alice Shimada Bacic              Um ambiente colaborativo de apoio ao diagnóstico médico assistido por computadores de alto desempenho

 

Teses de Doutoramento Orientadas e Defendidas

 

            Liliane dos Santos Machado  A Realidade Virtual no Modelamento e Simulação de Procedimentos Invasivos em Oncologia Pediátrica: eum Estudo de Caso no Transplante de Medula Óssea

 

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 Tese de Livre Docência

 

A convergência da Internet e da realidade virtual em novos paradigmas de tv interativa

 

Resumo

 

Atualmente, observamos uma rápida e inexorável introdução e disseminação de tecnologias da informação nas várias camadas populacionais e nos diversos setores da sociedade. Praticamente todas as atividades da sociedade moderna estão sofrendo modificações profundas face à revolução digital tais como o trabalho, a educação, a saúde, a arte e a cultura, dentre outras. A plataforma desta revolução foi a Internet, que se expandiu vertiginosamente a partir da constatação pela sociedade de que ela não era apenas uma ferramenta confinada ao uso exclusivo da comunidade científica. A Internet foi um passo importante no acesso democrático, generalizado e universal à informação, assim como no passado havia sido a introdução do rádio e da TV. Com a introdução gradativa da TV Digital a médio prazo (entre 2005 e 2010), espera-se uma verdadeira transformação do atual conceito conhecido de TV a partir da convergência intensa com a Internet avançada (fixa e móvel) e do desenvolvimento de meios eletrônicos interativos minimamente invasivos (dispositivos portáteis, interfaces naturais, microsensores e atuadores).

O objetivo geral deste trabalho é o estabelecimento de uma visão da convergência da realidade virtual e da Internet avançada em novos paradigmas de TV Digital. Para tanto, três sistemas são apresentados: A CAVERNA Digital, o Multicomputador Gráfico PLÊIADES, e a Família de Set-Top-Boxes Reconfiguráveis. A CAVERNA Digital é um ambiente de multiprojeção estereoscópico voltado para aplicações imersivas de realidade virtual, a nossa expectativa é que em alguns anos este tipo de tecnologia possa estar incorporada ao cotidiano doméstico. O Multicomputador Gráfico PLÊIADES é uma proposta de arquitetura alternativa aos supercomputadores gráficos disponíveis atualmente e suportam computacionalmente a CAVERNA Digital. Com a constante evolução da microeletrônica, acreditamos que a arquitetura aqui proposta possa ser significativamente miniaturizada e disponibilizada nas diversas aplicações das CAVERNAs Digitais. A Família de Set-Top-Boxes Reconfiguráveis é uma proposta de plataforma de TV Digital considerando a convergência dos futuros padrões de transporte de distribuição de mídia e os vários serviços de TV Digital interativa. A proposta de uma família de Set-Top-Boxes considera a evolução destes dispositivos integrando uma capacidade computacional equivalente ao multicomputador PLÊIADES suportando, no ambiente doméstico, o desempenho requerido pelas CAVERNAS Digitais.

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 Tese Doutorado

 

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Dissertação de Mestrado

 

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Distrações e Esportes

Kendo,

http://www.e-bogu.com

 

 Modelismo Naval

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