A CAVERNA Digital
O primeiro sistema de Realidade
Virtual foi proposto por Ivan Shutherland em meados dos anos 60, no Massachussetts
Institute of Technology (MIT), porém somente recentemente processadores
e sistemas de última geração estão disponíveis
a um custo acessivel para aplicações de Realidade Virtual,
principalmente nas áreas de engenharia, ciências e entretenimento.
Desde Janeiro de 2000, o
Laboratório de Sistemas Integraveis (LSI) está enfrentando
o desafio de instalar e operar uma CAVERNA Digital (CAVE Automatic Virtual
Environment) na Escola Politécnica da Universidade de São
Paulo, Brasil.
A CAVERNA Digital será
a primeira disponível na América Latina. A CAVERNA é
um complexo para Realidade Virtual de alta resolução, utilizando-se
de um sistema de multiplas projeções, que disponibiliza um
ambiente virtual totalmente imersivo e interativo.
Até seis pessoas pode
estar no interior da CAVERNA e interagir com um mundo simulado por computador.
Aplicações que usam esta tecnologia se enquandram em vários
campos como na Engenharia (Naval, Oceânica, Mecanica, Civil, Automobilistica
e Eletrônica), na medicina (simulações cirurgicas,
estudos em anatomia), nas ciências básicas (Astronomia, astrofísica,
biologia e química) e finalmente no entretenimento (jogos, visualizações
foto-realísticas e filmes interativos).
Apesar dos aproximadamente
160 Cavernas disponiveis no mundo, nenhum ainda está disponível
na América Latina, a USP está construindo este sistema como
plataforma para várias atividades acadêmicas, tanto em educação
como em pesquisa (graduação e pós-graduação).
Este sistema estará disponível para os 17 departamentos de
engenharia dentro da Escola Politécnica, e também para a
USP como um todo.
