Laboratório de Acústica Musical e Informática
- LAMI - ECA/USP
Apóia pesquisas acadêmicas na área de música
e acústica que utilizam recursos tecnológicos e
oferece estúdio para composição eletroacústica.
Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação
em tecnologia musical.
Coordenador: Prof. Dr. Fernando
Iazzetta
Grupo de Computação
Musical do IME/USP
O Grupo de Computação Musical do Departamento da
Computação da Universidade de São Paulo desenvolve
pesquisa multidisciplinar envolvendo Ciência da Computação,
Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos, Engenharia
de Software e Otimização aplicados à Análise,
Composição e Performance Musical. O grupo é
composto por três professores pesquisadores e vários
alunos de graduação e pós-graduação.
Seus membros têm publicado artigos científicos e
desenvolvido software para computação musical desde
1992.
No momento, estamos realizando pesquisas teóricas e práticas
em Acústica Musical, Processamento Distribuído de
Áudio e Agentes Móveis Musicais.
Membros:
Prof. Fabio Kon (coordenador)
Prof. Marcelo Queiroz
Prof. Flavio S. C. Silva
Leo Kazuhiro Ueda (bolsista FAPESP)
Luciana Maria Gregolin Dias (bolsista FAPESP)
Nelson Posse Lago (bolsista CAPES)
Projetos:
Centro de Documentação de Música Contemporânea
CDMC-Brasil/Unicamp
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Barão Geraldo, Campinas SP
end. postal:
Caixa Postal 6136
13083-970 Campinas SP
tel: (19) 3788-6533, 3788-6506
fax : (19) 3788-6533
e-mail: cdmusica@unicamp.br (coordenação)
e-mail: cdmc1@unicamp.br (administração)
Coordenador: José
Augusto Mannis
Pesquisadores: Denise
Garcia, Lenita Nogueira, José Augusto Mannis,
Gilmar Vicente, Maria Lucia Nery Dutra de Castro.
Pessoal Permanente: Luciene Maeno (Administradora),
Nilva Batista (Secretaria), Afranio Silva (Programador de suporte),
Marcos Pereira (Analista de deselvolvimento de sistemas)
Bolsista permanente: Evandro Sandrin
Estagiário permanente: Cristiano Melli
Estagiários ligados à projetos de pesquisa:Ananay
Aguilar, Renato Fabbri, Lilia de Oliveira Costa, Karine Martimbianco,
Denise Inacio, Paulo Vitor Bottas, Gilson Beck, Analia Chernawsky.
LSI - Laboratório de Sistemas
Integráveis - EP-USP
Núcleo
de Engenharia de Mídias
Caverna
Digital
Projeto
Audience (Audio Immersion Experience by Computer Emulation)
O grupo de Meios Eletrônicos Interativos do LSI atua
na área de computação musical e engenharia
de sistemas para produção audiovisual desde 1993,
contando com diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em
análise/síntese, modelamento de expressividade musical,
agentes musicais interativos, educação musical,
e aplicações em realidade virtual, além de
uma significativa produção audiovisual neste período
(computação gráfica e sônica).
Atualmente o grupo centra-se na investigação e implementação
de sistemas para espacialização sonora em ambientes
de realidade virtual imersiva completa, projeto em andamento na
Caverna Digital da EPUSP. Com forte orientação multidisciplinar,
e em expansão, o grupo possui interesses em processamento
de sinais multimídia, codificação perceptual
(MPEG), sistemas multicanais, auralização 3D, sistemas
para síntese (sintetizadores), aplicações
em realidade virtual imersiva, e educação musical.
Equipe:
Prof. Dr. João Antônio
Zuffo (coordenador geral/LSI)
MSc. Regis Rossi A. Faria
(coordenação projetos P&D)
Eng. Leandro Ferrari Thomaz (mestrando)
Profa. Dra. Roseli de Deus
Lopes (coordenação projetos em educação
musical)
MSc. Irene Ficheman (gerente
projetos edumusical)
Prof. Dr. Marcelo K. Zuffo
(coordenação Grupo Meios Interativos)
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora
(NICS) – UNICAMP
Sob a coordenação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli
e Prof. Dr. Adolfo Maia Jr. tem desenvolvido pesquisa na área
de Ciências Cognitivas e Inteligência Computacional.
Como exemplo mencionamos a construção da sala interativa
ADA: the intelligent space e do sistema interativo
Roboser em parceria com o Instituto de Neuroinformática
da Universidade Politécnica Federal (ETHZ), Suíça.
Neste caso, estuda-se o desenvolvimento de interfaces inteligentes
para controle sonoro-visual, utilizando tecnologia derivada da
neuroinformática. Esta parceria com o INI/ETHZ é
o cerne de um conjunto de aplicações que visam ao
entendimento e o desenvolvimento de novos paradigmas para sistemas
interativos de composição musical. Através
da simulação de sistemas distribuídos com
comportamento adaptável, o projeto utiliza-se de robôs
para explorar o meio-ambiente e produzir estruturas sonoras emergentes.
Finalmente, o projeto do Estúdio Virtual, já iniciado
no NICS, poderá servir como base para a construção
do próximo sítio eletrônico do Instituto Virtual.
Neste caso partir do conceito de Instrumento Musical Distribuído
na Web, criam-se e estudam-se aplicativos na linguagem Java cujas
características multi-plataforma e interativas, proporcionam
portabilidade, funcionalidade e performance musical distribuída.
Pessoal:
Prof. Dr. Jônatas
Manzolli (coordenador)
Prof. Dr. Adolfo Maia
Jr. (coordenador associado)
PUTS: Studio
PANaroma/UNESP
Teatro Sonoro, orquestra de alto-falantes do Studio PANaroma de
Música Eletroacústica da Unesp, fundado e dirigido
pelo Prof. Dr. Flo Menezes. Trata-se da primeira orquestra de
alto-falantes brasileira, destinada à difusão multi-pistas,
à projeção e à espacialização
sonora de obras eletroacústicas realizadas em tempo real
ou em tempo diferido, em sintonia com as iniciativas do gênero
ocorridas fora do país desde a década de 1970 visando
a um “teatro para os ouvidos” (e que remonta à
definição de um teatro dell’udito de
Orazio Vecchi, em cerca de 1570). Ao PUTS somam-se as próprias
pesquisas em composição eletroacústica desenvolvidas
no Studio PANaroma, com acento na síntese e tratamento
sonoros em tempo real e em tempo diferido.
Diretor Artístico: Prof. Dr. Flo
Menezes
Laboratório de Vibroacústica (LVA) – UNICAMP
Departamento de Mecânica Computacional
Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP
O LVA atua nas áreas de análise vibroacústica
teórica e experimental, controle ativo de ruído
e vibração e qualidade sonora. O Laboratório
tem projetos financiados pela Fapesp, CNPq e empresas.
Na área de acústica musical, a primeira iniciativa
do LVA foi o estudo do violino, em colaboração com
o luthier Rafael Sando, formado em física pela Unicamp
e artesão luthier em Bragança Paulista, SP.
Este estudo começou com uma análise modal experimental
da tampa e fundo de um instrumento[1],
bem como algumas experiências de excitação
por re-alimentação acústica de modos do instrumento
completo e dinâmica do movimento da corda excitada pelo
arco. Este estudo gerou um primeiro trabalho publicado em anais
de congresso[2]. A pesquisa teve continuidade
através de estudo feito sobre a qualidade sonora de violinos
envolvendo análise de sinais e conceitos de qualidade sonora.
Este trabalho, feito em colaboração com o pós-doutorando
Belisario Nina Huallpa, foi conduzido pelo próprio luthier
gerou um trabalho publicado em anais de congresso[3]
e um artigo em periódico[4]. Este trabalho também envolveu um projeto de iniciação
científica[5].
A partir desta experiência, o LVA está em dando início
a diversas pesquisa na área de acústica musical
e estabelecendo colaborações internacionais nesta
área. As principais linhas de trabalho são a acústica
de instrumentos musicais, através da simulação
física, análise experimental com técnicas
ópticas e vibroacústicas, análise de qualidade
sonora e síntese com ênfase em instrumentos tipicamente
brasileiros, e o estudo da diretividade de fontes sonoras, com
o estudo da diretividade de instrumentos musicais e o desevolvimento
de fontes eletroacústicas de diretividade controlada, com
multiplos monopólos acústicos ("arrays"). Um primeiro
estudo foi feito em colaboração com o grupo de pesquisa
em acústica musical do Laboratoire d’Acoustique da
Université du Maine, Le Mans, França (LAUM), durante
uma licença sabática, e consisitiu na medida da
diretividade de uma harpa de concerto[6].
Este estudo deverá ser objeto de publicações
em breve. Está em preparação um projeto de
pesquisa em colaboração com os pesquisadores F.
Gautier e J. Gilbert do LAUM e Vincent Doutaut do Institut Technologique
Européen des Métiers de la Musique (ITEMM). Este
grupo mantém estritas relações com o IRCAM
e com o LAM (U. de Paris VI), ambos de Paris.
Membros:
Coordenador: Prof. Dr. Dr. José
Roberto de França Arruda
Pesquisadores principais:
Prof. Dr. José Maria Campos dos Santos
Prof. Dr. Renato Pavanello
Dr. Pierre Lamary
Dr. Lazaro Valentim Donadon
Dr. Juan Camino
Dr. Nivaldo Campos
Dr. Belisário Nina Huallpa
CLM - Centro de Linguagem Musical
Laboratório de Linguagens Sonoras (LLS) - Comunicação
e Semiótica - PUC/SP
Integra pesquisadores das áreas de semiótica da
música, música computacional, composição,
estudos semióticos em musicoterapia e musicologia histórica,
crítica e analítica.
Coordenação:
Prof. Dr. Silvio
Ferraz e Prof. Dr. Fernando
Iazzetta (compositores)
Instituto das Artes - IA/UNICAMP
Música
Coordenação: Prof. Dr. Silvio
Ferraz
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