Introdução

JAVA é uma linguagem de programação de computadores desenvolvida pela Sun Microsystems. O início do desenvolvimento se deu em meados de 1990, quando o objetivo principal era o desenvolvimento de uma linguagem de programação que permitisse a integração total de sistemas de computação com equipamentos eletrodomésticos.

JAVA é uma tecnologia que permite a construção otimizada de aplicações distribuídas, ou seja, permite que múltiplos computadores sejam acessados através de uma rede e por múltiplos usuários simultaneamente.

A linguagem JAVA é derivada da sintaxe da linguagem C++. Desta forma, os programadores familiarizados com a linguagem C++ podem se adaptar facilmente à linguagem JAVA, pois esta simplesmente estende a linguagem C++ fornecendo capacidades de sistemas distribuídos e construção de aplicações para a INTERNET.


Características da Linguagem JAVA

A linguagem JAVA é multiplataforma. Esta afirmação reporta ao fato de que um programa escrito na linguagem JAVA pode ser executado em qualquer plataforma (sistema operacional) sem necessidade de alterações no código-fonte. Tal funcionalidade é possível devido à estrutura de linguagem interpretada que caracteriza a linguagem JAVA e seu processo de compilação do código-fonte, conforme ilusta a figura abaixo.


Quando escrevemos um programa em JAVA, esse programa recebe a extensão .JAVA para identificar o código-fonte. Todos os compiladores JAVA (com ambiente de desenvolvimento ou não), possuem uma JVM embutida. A JAVA Virtual Machine funciona como se fosse um sistema operacional neutro, sendo responsável pela compilação do código-fonte gerando um arquivo .CLASS que, de forma geral, é o programa fonte compilado para o sistema operacional neutro (JAVA). O programa .CLASS é um programa JAVA interpretado e em código de máquina intermediário. De posse do programa .CLASS, podemos efetuar sua execução em qualquer sistema operacional real que aceite a linguagem JAVA (Windows 95, MacOS, UNIX SunOS, UNIX Linux, OS/2 Wrap, e outros). Neste ponto entra em cena o JIT Compiler que promove a adequação do programa .CLASS ao sistema operacional no qual deseja-se executar o programa JAVA. Neste contexto, podemos definir que um programa JAVA “roda” em vários tipos de sistemas operacionais, de onde concluímos que a linguagem JAVA é multiplataforma.

Com base na explanação supra-citada, chegamos à conclusão de que JAVA é um protocolo universal em software, justamente por ser capaz de integrar computadores com diferentes configurações e usos, e permitir que o usuário execute um mesmo programa JAVA em diferentes sistemas operacionais, promovendo a integração dos mesmos.

A linguagem JAVA é dotada de recursos multithreaded. Isto significa que um programa escrito na linguagem JAVA, pode executar multitarefas, onde um thread é definido com sendo um processo que pode ser disparado pelo programa JAVA independentemente da existência de outro(s) processo(s).



Fonte do Texto: Apostila da Disciplina de Tópicos Especiais de Computação - Técnicas de Programação com a Linguagem JAVA

Universidade de Alfenas - UNIFENASInstituto de Engenharia e Ciências Exatas - ICExBacharelado em Ciência da Computação
 
Autor: Prof. João Benedito dos Santos Junior
Mestrando em Ciência da Computação, Universidade de São Paulo - USP, 1996-1997
Bacharel em Ciência da Computação, Universidade de Alfenas - UNIFENAS, 1993
joaobene@bc.unifenas.br | joao@icmsc.sc.usp.br