TRANSCODIFICAÇÕES: O CERRADO |
TRANSCODIFICATIONS: THE "CERRADO" |
As imagens aqui mostradas são os primeiros resultados visuais do projeto de pesquisa e produção em arte iniciado em agosto de 1995 cujo título é "POÉTICAS TECNOLÓGICAS: TRANSCODIFIÇÃO DE FORMAS DO CERRADO EM OBJETOS VIRTUAIS ESTEREOSCÓPICOS E INTERATIVOS.Este projeto refere-se à produção de simulações computacionais, através da síntese de imagens tridimensionais. Os objetos sintetizados são produzidos através de linguagens computacionais de alto nível e resultam da transcodificação de formas extraidas da flora e fauna do cerrado. Esses objetos, que parecem folhas ou insetos, são superfícies topológicas, cuja natureza só pode ser percebida com a visão estereoscópica. Utilizo, como ferramenta de trabalho, a computação gráfica de alto desempenho que possibilita a participação ativa e a imersão parcial do público nos objetos criados. Permite também, aos usuários, até mesmo dar continuidade à criação de novos objetos, no futuro, tomando o repertório criado como um repositório de signos a germinar e a proliferar na WWW, constituindo-se numa semente de uma obra de arte interminável com inúmeros autores. Seu objetivo é despertar a sensibilidade e "construir um olhar" através do trabalho artístico tornando manifesta a beleza do cerrado. O fogo no cerrado, assim com a neve nos países frios, vem propiciando, através das eras geológicas, um ecosistema com características peculiares. O trabalho procura mostrar uma situação que é imanente ao ecosistema do cerrado: o fogo inclemente e a vida que brota com as chuvas, num cíclico recomeçar.
O processo de transformação ocorre no período de transição entre o final da seca e o início das
chuvas:
A escolha do cerrado como tema deve-se ao fato de ser este bioma
geralmente subestimado quando comparado com a exuberância visual das matas tropicais. É comum ouvir-se dizer que o
cerrado é feio e inóspito. Sabemos, no entanto, que o "olhar" pode ser construído e a sensibilidade humana desenvolvida
para perceber a beleza das oposições e da multiplicidade de formas complexas que nele proliferam. |
These images are the initial results of the art project I have begun since August of 1995. It is entitled "TRANSCODIFICATION OF THE CERRADO SHAPES IN STEREOSCOPIC AND INTERACTIVE VIRTUAL OBJECTS" .The proposal of the project is to research and to create computer simulations of 3D objects based on the cerrado ecosystem. The sintesized objects are produced using high level computer languages and are the results of the transcodifications of the shapes extracted from the vegetal and animal organisms living in the "cerrado". These 3D objects, that look like leaves or insects, are topological surfaces. The nature of these surfaces only will be perceived when they are seen stereoscopicaly. In my work I look forward to have active participation and partial imersion of the public with the 3D objects. The installation of a set of files to be changed at WWW is the seed of an endless work of art which can always be amplified. Such amplification will happen if new morphologies are evidenced in files that will be changed by the users. The objective of this project is to awake new sensibilities through the artistic work revealing the cerrado's beauty. At the cerrado the fire has a function similar to the snow in the cold countries. This function have propitiated, during the geological ages, an ecosystem with peculiar characteristics. The work try to show the imanent character of the cerrado's ecosystem: the harsh fire and the burgeoning life which sprout with the rain season, in cíclic changes.
The transformation process happens in the transitional period between the arid and rain seasons:
I choose to work with the Cerrado because it is a bioma often underestimated in comparison with the exuberance of the rain forest. It is common to hear comments saying that the "Cerrado" is inhospitable and ugly. Nevertheless we know that we see things in a way which may be elaborated. The human sensibility may
be developped in order to perceive the beauty of the oppositions and the multiplicity of the complex "Cerrado"'shapes.
|
![]() |
![]() |