Como Funciona
A instalação conta com duas tecnologias principais:
Projeção Esteroscópica e Realidade Aumentada.
Estereoscopia
A estereoscopia é a técnica que permite, através do uso de óculos especiais, criar a sensação de tridimensionalidade de uma projeção bidimensional. É a técnica utilizada nos cinemas 3D.
Para criar o efeito de esteroscopia é necessário ter sempre duas imagens, de perspectivas ligeiramente diferentes. Estas imagens são enviadas uma para cada olho, e o cérebro faz a fusão, criando a sensação de profundidade.
Existem vários tipos de estereoscopia, e diversas técnicas. Neste projeto, utilizamos a "estereoscopia passiva com filtros polarizados".
São utilizados dois projetores para a realização deste efeito. Cada um deles terá um filtro polarizador que deixa a luz passar somente em um sentido, vertical ou horizontal. Desse modo, são projetadas duas imagens distintas no telão, uma com linhas verticais e outra horizontais.
Os óculos possuem o mesmo tipo de filtro polarizador, de modo que deixam passar somente uma das imagens projetadas. Assim cada olho recebe apenas uma imagem, e o cérebro pode realizar a união de ambas.
Realidade Aumentada
A realidade aumentada é uma técnica recente, que permite a fusão de objetos virtuais em uma cena real, onde podem ser manipulados de diversos modos. É semelhante aos efeitos computadorizados de filmes, com a vantagem de serem realizados em tempo-real e permitirem interatividade.
Uma câmera capta imagens em tempo-real, e as envia para um computador. Nele, há um programa capaz de distinguir certos objetos pré-definidos, graças a uma série de algoritmos e cálculos avançados. Podem ser símbolos, cores, objetos ou até mesmo rostos. Este programa localiza tais objetos na cena, e carrega sobre eles um modelo virtual.
A imagem então é repassada para um dispositivo de saída onde poderá ser visualizada, como por exemplo um monitor ou telão.
...
|